A F.U.D.O.S.I. foi formada em 1934 “para proteger as liturgias sagradas, ritos e doutrinas das Ordens iniciáticas tradicionais de serem apropriadas e profanadas por organizações clandestinas”. A F.U.D.O.S.I. não era uma Ordem, mas uma Federação Universal de Ordens e Sociedades esotéricas e autônomas, portanto, um órgão administrativo antes de tudo.

“Algumas pessoas, cujas mentes ainda não receberam luz suficiente, desejam saber por que era necessária uma Federação Universal. As Ordens e Sociedades Iniciáticas que, no seu próprio campo de trabalho, desfrutam da mais absoluta e completa liberdade e perfeita autonomia e independência. A esta questão nós podemos responder que, mais que qualquer outra coisa, está no trabalho iniciático que a maior vigilância é indispensável e que uma disciplina internacional estrita e ativa deve ser exercida.

Nós devemos reconhecer e lamentamos a existência de muitos falsos profetas e vários auto-proclamados iniciados que usam, para propósitos egoístas e tirânicos de dominação, o pretexto da iniciação para explorar as pessoas crédulas e sinceras. Era tempo de advertir o público contra estes falsos líderes e contra doutrinas nocivas que eles ensinaram às almas confiantes.

Em cada país, cada Ordem autêntica e regular conhece seus imitadores e tais falsos profetas. Era necessário vigiar estes movimentos clandestinos, expor estes impostores ou instrumentos ocultos e evitar sua força, em todos os países, onde quer que eles estejam operando, e assim evitar qualquer confusão entre as Ordens regulares e autênticas e as Organizações falsas que são prejudiciais ou que ofereçam ensinamentos que nada têm a ver com a Tradição Universal e o Esoterismo.

E também era necessário que as Ordens autênticas tivessem cuidado ao selecionar os seus membros e oficiais e manter os seus adeptos e estudantes no caminho correto das verdadeiras doutrinas, obrigando-os a seguir uma linha estrita de disciplina, trabalho racional, sincero e consciencioso, para evitar ensinamentos radicais e heterodoxia. Este imenso trabalho que era pretendido e que protegia as Ordens contra os seus inimigos internos e exteriores foi efetuado com sucesso pela F.U.D.O.S.I. e continua ocorrendo.” (Jornal da F.U.D.O.S.I., novembro de 1946)

 

Sunday, January 08, 2006

A Organização Iniciática da Ordem dos Veladores do Templo - Militia Templi


A OVDT-MT é uma estrutura sinárquica piramidal. Em sua base estão os membros da OVDT, que é a Ordem Terceira, uma organização de Irmãos leigos que recebem seus ensinamentos por escrito. Dentre estes membros, alguns são convidados a fazer parte da Militia Templi, e passam a receber um ensinamento especial nas Casas Templárias. Ainda que tenha certa autonomia de funcionamento, cada Casa Templária está ligada a uma Província. A Casa Templária de São Paulo, por exemplo, está submetida à Comendadoria da Província do Brasil, responsável por toda a organização nacional. Por conseguinte, toda Província ou país tem sua sede central situada na França.

Assim como no passado, um dos objetivos da Ordem é oferecer à humanidade um impulso rumo a uma nova direção. Mas essa estrutura e estes objetivos são somente a superfície. Em seu interior, a Ordem concede um ensinamento muito particular, baseado na Sabedoria Primordial e no Conhecimento Secreto. Ela perpetua a Tradição Solar, uma tradição que se diz remontar aos Atlantes, embora seja ainda mais anterior.

Dominar a matéria pelo espírito e ascender ao Universo são as nossas propostas. Mas somente duas iniciações tradicionais permitem que isto seja alcançado com pleno êxito. A Iniciação Solar ou via seca é a primeira. Ela ocorre do exterior para o interior. Começa então uma longa jornada ao interior de si mesmo até a comunhão com o Ser de Luz. A segunda é a Iniciação Marial ou via úmida, que ocorre do interior para o exterior, sendo esta a via que se segue na Ordem. Não existem outras iniciações além destas duas.


REVIVENDO UM GRANDE IDEAL

As regras da Ordem são as mesmas do Templo, obviamente adaptadas para o século XXI. Trata-se, pois, de fazer reviver hoje o ideal secreto dos templários da Idade Média.

O ressurgimento dos princípios e do espírito templário em nossa época não deve ser confundido com determinados delírios históricos provocados pelo caráter oculto da Ordem do Templo, dos quais, aliás, convém que se desconfie! Devemos viver do presente para o futuro.

A Ordem dos Veladores do Templo é uma Ordem Terceira, cuja criação e existência se justificam por várias razões. Dentre elas, a necessidade de se preservar dos curiosos o tesouro do Conhecimento. Assim, para que a Ordem do Templo viva e possa conduzir sua missão a bom termo, deve-se ser prudente quanto à escolha de seus membros. A OVDT tem ainda um aspecto preparatório importante, pois dificilmente se poderá ascender ex abrupto à Militia Templi, da mesma maneira que jamais se poderá empreender com sucesso os estudos superiores deste círculo interno sem que se façam estudos preliminares.

Numa primeira fase, o Postulante trabalha individualmente com material impresso, elaborando regularmente um relatório de seus trabalhos. Durante este período, ele confirma sua escolha e vocação e participa de um trabalho de amadurecimento interior.

Conscientização da situação da humanidade e suas dificuldades no mundo atual. Nesta fase dá-se um expressivo desenvolvimento interior do Postulante. Da constatação do insucesso gerado pelo excessivo materialismo, nasce uma reflexão que sempre é produtiva.

No início, esta conscientização e busca interna têm sempre algo de indefinido, pelo qual se sente um chamado interior irresistível. Todos os que estiverem empenhados numa busca interior, e que desejam se unir a pessoas semelhantes, constituem membros típicos da OVDT.

Esta fase inicial permite ainda lutar contra a opressão da vida materialista decorrente de uma civilização científica mal adaptada ao homem. Aqui se reconsidera a atual escala de valores morais e materiais.

O método de trabalho proposto e seu respectivo conteúdo evitam a perda de tempo e as incertezas, que são a conseqüência inevitável de qualquer pesquisa empírica realizada no emaranhado de livros e correntes de pensamento freqüentemente contraditórios. As exegeses aventureiras e os falsos profetas são muitos, mas a Tradição é única.

Enfim, a razão desta preparação tão cuidadosa está na necessidade do homem de se associar com outros que também aspirem viver um ideal e um estado de ser que correspondam à verdadeira ética de uma Cavalaria moderna. É através da associação com outros que o homem pode vencer sua impotência diante de tantas questões.

Fonte: http://www.ovdt.com.br/interna_5.htm


Sites Oficiais da OVDT-MT

Brasil: http://www.ovdt.com.br/

Internacional: http://www.ovdt.org/