A F.U.D.O.S.I. foi formada em 1934 “para proteger as liturgias sagradas, ritos e doutrinas das Ordens iniciáticas tradicionais de serem apropriadas e profanadas por organizações clandestinas”. A F.U.D.O.S.I. não era uma Ordem, mas uma Federação Universal de Ordens e Sociedades esotéricas e autônomas, portanto, um órgão administrativo antes de tudo.

“Algumas pessoas, cujas mentes ainda não receberam luz suficiente, desejam saber por que era necessária uma Federação Universal. As Ordens e Sociedades Iniciáticas que, no seu próprio campo de trabalho, desfrutam da mais absoluta e completa liberdade e perfeita autonomia e independência. A esta questão nós podemos responder que, mais que qualquer outra coisa, está no trabalho iniciático que a maior vigilância é indispensável e que uma disciplina internacional estrita e ativa deve ser exercida.

Nós devemos reconhecer e lamentamos a existência de muitos falsos profetas e vários auto-proclamados iniciados que usam, para propósitos egoístas e tirânicos de dominação, o pretexto da iniciação para explorar as pessoas crédulas e sinceras. Era tempo de advertir o público contra estes falsos líderes e contra doutrinas nocivas que eles ensinaram às almas confiantes.

Em cada país, cada Ordem autêntica e regular conhece seus imitadores e tais falsos profetas. Era necessário vigiar estes movimentos clandestinos, expor estes impostores ou instrumentos ocultos e evitar sua força, em todos os países, onde quer que eles estejam operando, e assim evitar qualquer confusão entre as Ordens regulares e autênticas e as Organizações falsas que são prejudiciais ou que ofereçam ensinamentos que nada têm a ver com a Tradição Universal e o Esoterismo.

E também era necessário que as Ordens autênticas tivessem cuidado ao selecionar os seus membros e oficiais e manter os seus adeptos e estudantes no caminho correto das verdadeiras doutrinas, obrigando-os a seguir uma linha estrita de disciplina, trabalho racional, sincero e consciencioso, para evitar ensinamentos radicais e heterodoxia. Este imenso trabalho que era pretendido e que protegia as Ordens contra os seus inimigos internos e exteriores foi efetuado com sucesso pela F.U.D.O.S.I. e continua ocorrendo.” (Jornal da F.U.D.O.S.I., novembro de 1946)

 

Tuesday, February 28, 2006

A Rosacruz Hermética (Alquímica e Magicka)


Note bem, Ó meu Filho, e atente para este meu conselho e aviso, Ó tu que pela primeira vez neste dia, contemplastes os mistérios da Rosa Rubra por onde se espalha o Orvalho e da Áurea Cruz de onde vem a Luz do Mundo. Não é este Símbolo para ser encontrado sobre o peito de toda verdadeira Irmandade da Rosa+Cruz? Agarra-te rapidamente a esta Jóia e valorize-a como se fosse tua própria Vida, pois muitas e grandes são suas virtudes e sobre elas passo a discursar a ti. Sabe então, Ó meu Filho, que há muitas Cruzes e que o Simbolismo dessas varia de acordo com a Arte do Sábio, a qual dá a elas a devida Proporção; da mesma forma, podem ser achadas Rosas cujas Pétalas significam uma Ordem em cinco, vinte e dois e em quarenta e nove.

Essas, novamente, podem parecer unidas ou divididas, no todo ou em parte; ainda que cada Símbolo oculte seu aspecto Daquele Segredo mais perfeitamente, de acordo com o Entendimento do verdadeiro Buscador da L.V.X.

Poderá parecer que nesses últimos dias, a verdadeira Luz tenha ficado muito escurecida e obscurecida, de forma que, mesmo o mais ignorante dos impostores, tendo ouvido nosso Mote Omnia ab Uno, que significa como o Todo provém do Um, pensa que todas as Rosas e todas as Cruzes são semelhantes e de igual virtude; aí eles erram gravemente e esse erro torna-se aparente na estranha confusão que prevalece em nosso tempo, de modo que suas palavras tornaram-se uma Babel, ainda como se fosse de um tempo antigo, para grande dor da raça humana.

E ainda que nosso Pai, Christian Rosenkreutz, nossa Antiga Irmandade, seus herdeiros e sucessores, tenham feito muito para restaurar a Ordem do Universo e o Poder da Palavra, tal é a escuridão na qual os homens vivem e tal é a confusão que sobre nós está agora, que haverá um tempo em que os verdadeiros Irmãos deverão novamente estender a Luz da Cruz como se fosse uma centelha do verdadeiro Fogo que ainda arde intensamente dentro deles. A ti, Ó meu Filho, em quem arde esse Fogo, eu serei como um fole para soprar a Chama, transformando-a em uma grande labareda que deverá iluminar a Escuridão por onde tu andas; de forma que a partir de uma tênue luz de vela tu possas tornar-te uma lâmpada de Puro Óleo; que a tua lâmpada possa brilhar como uma Sempre-Ardente Estrela de Esperança para teus companheiros. Por esta razão, irei discursar a ti, não sobre a Cruz do Sofrimento a qual fostes atado e sobre a qual tu tomaste tua obrigação em favor do Universo – nessa Obrigação, todas as cláusulas continham uma inferência Secreta aos Santos Sephiroth, as Emanações do Um do Qual o Todo provém – mas sim daquele grande e completo Símbolo da Rosa e da Cruz, oculto dentro de teu peito, na parte de trás do qual está gravado Magister Iesus Christus – Deus est Homo – Benedictus Dominus Deus Noster qui dedit nobis Signum e teu Nome Místico como Fra. R.R. et A.C.

Mas é sobre a face da Cruz que eu vou discursar para ti, pois, usando-a sobre teu peito, tu irás te tornar como Sol que não vê Sua própria Face, ainda que dê a Luz de Seu semblante aos Justos e Injustos com igual Amor e Benção.

E o que é isto, então, que eu vejo por sobre o teu peito, Ó meu Filho? No Centro de Tudo há um Único Ponto de Luz cujo Brilho Estrelar cega esses olhos, pois isto é como Hadit, Teu Eu Secreto no Centro do teu Ser. Isto é Único, o Teu Segredo o qual tu compartilhas com o Um, não com o Muito. Este é Teu Verdadeiro Nome, a Palavra que Te trouxe ao Ser, cujo Eco tu és, e assim será até o Fim. Isto Eu sei, pois tal Palavra e tal Luz habitam em Mim, e Eu Nela. Também essa Palavra que está escrita na Branca Pedra Cúbica, mas para cada um ela é diferente e nenhum homem pode conhecê-la, exceto quem a possua.

Em volta e Iluminada por essa Luz Central está uma Rosa de Cinco Pétalas. Ela é a Estrela da Vontade Não Conquistada, a Vontade da Luz Única e a Palavra de teu Ser, como ela se Manifesta na Matéria. Ela é Sinal do Homem, o Microcosmos, que se espelha através dos seus Cinco Sentidos, a Grande Rosa da Criação. Esta Rosa vive de fato e os verdes espinhos, os quais se abriram para exibi-la, ainda estão brilhando com suas cores à medida que se estendem nas Quatro Direções, cada um harmonizando e trazendo para um ponto Dois dos Elementos dos quais tu fostes feito. Essa Rosa cintila sobre uma Cruz de Ouro, e ainda que crucificada ali, para ela a Glória e o Sofrimento são idênticos. Esta Cruz é de Seis Quadrados, um Cubo Aberto; esta é a mesma Pedra Branca onde o Verdadeiro Nome foi Oculto, ainda que aberto como uma Cruz de forma a ser conhecida como uma Pedra Viva, exibindo o Próprio Segredo da Vida. Com seus Braços ela exibe a L.V.X. que é a Luz da Cruz; seu sacrifício desvela a Rosa do Amor e esse supremo ato de revelação declara sua própria Liberdade. Assim, nós achamos Luz, Amor e Liberdade no próprio coração do homem, enquanto que escondidas por trás de tudo existem três palavras: Deus est Homo. Isso, Ó meu Filho, eu contemplo no Centro de tua Jóia, mesmo que tu sejas apenas uma pequena imagem oculta dentro do Coração de uma Rosa Maior, de onde ela cintila com um clarão de Rubro Ouro.

Tu te lembras, Ó meu Filho, quando tu estavas dentro da Sagrada Abóbada, a qual pode ser encontrada dentro da Montanha de A.'. - aquela Abóbada de Sete Lados da qual é vista a cor de uma das Grandes Inteligências Planetárias? Nunca te esqueças daquela LUZ, que é o Grande Mistério do Teto da Abóbada, mesmo que, Eras depois, a Escuridão do Chão possa ter apagado da tua memória o momento em que a Luz completou Seu Trabalho. Lembra-te como, tocando com a Baqueta a Rosa e a Cruz sobre o peito na forma do Pastos, tu estavas pronto a dizer: “Fora da escuridão deixe a luz nascer?” E como uma voz da figura imóvel respondeu: “Sepultado com essa LUZ em uma Morte mística, surgindo novamente em uma ressurreição mística Limpo e Purificado através dele, nosso MESTRE, Ó Irmão da Cruz e da Rosa! Como ele, Ó Adeptos de todas as eras, vós trabalhastes arduamente; como ele vós sofrestes Tribulação. Vós passastes pela Pobreza, Tortura e Morte. Tudo nada mais foi que purificação do Ouro”. No Alambique de Teu Coração Através do Atanor da Aflição Procurai Tu a verdadeira pedra dos Sábios. Ainda não achastes tal Pedra oculta no Coração da Rosa da Criação? Não és Tu esta Pedra? Nunca mais serás “calado”, pois a Rosa de Teu Ser desabrochou e Tua prisão foi trocada por uma Cruz. Mas, nesta transição, “Aquilo que está abaixo tornou-se semelhante ao que está acima” e o que está dentro é visto naquilo que está fora. Assim, há Beleza e Harmonia nesse Grau de Adeptado. Mas ainda que tu possas conhecer a Palavra desse Grau, bem como as Fórmulas derivadas, tu ainda tens que Sobre passar muitas dificuldades sempre que fores Mestre de Templo do Universo.

Em volta de ti eu vejo as Primeiras Três Pétalas da Rosa Maior, formando um Triângulo apontado para cima, sobre o qual estão as Sagradas Letras a, m (M) e c (Sh), cada uma brilhando sobre uma pétala de diferente Cor - Amarelo, Azul e Vermelho. Como já te foi ensinado antes, estas são as Três Letras Mães, das quais a Quarta, ou Terra, é a ad mixtura.

Tu deves dominar os elementos, Ó meu Filho! Esses devem ser encontrados na Cruz de teu próprio ser, e tu já aprendestes a “estabelecer-te firmemente no equilíbrio das forças, no centro da Cruz dos Elementos, essa Cruz de cujo centro o Mundo Criativo emana no começo da aurora Universo”. Tu também aprendeste a ser “Diligente e ativo como os Silfos, mas também a evitar a frivolidade e capricho; a ser energético e forte como as Salamandras, mas a evitar a irritabilidade e a ferocidade; a ser flexível e atento às imagens como as Ondinas, mas evitar a ociosidade e a inconstância; a ser laborioso e paciente como os Gnomos, mas a evitar a grosseria e a avareza”.

Tu não deves esquecer estas primeiras lições em tua busca por outras maiores.

Sete outras Pétalas envolvem estas Três, novamente cada uma brilha em sua verdadeira Cor formando o Arco-Íris da Promessa; mas da Promessa cumprida, desde que o Círculo esteja Completo. Por sobre cada Pétala aparece outra Letra Sagrada, as Letras dos Sete Planetas, estes grandes Regentes Elementares cuja Influência está sempre presente e que contam com o Auxílio e Cooperação das Grandes Inteligências Celestiais. Quem, através de teu próprio Sagrado Anjo Guardião, está sempre pronto e disposto a compartilhar de sua Sabedoria e Poder? Eis aí os regentes das Sephiroth abaixo de Chokmah e acima de Malkuth, de acordo com o Plano do Minutum Mundum que tu viste sobre o pequeno altar dentro da Abóbada da Iniciação. E mais uma vez, envolvendo estas Sete estão as doze Pétalas externas, gravadas com as Letras Simples dos Doze Signos do Zodíaco, a Esfera das Estrelas Fixas. Cada uma tem sua Cor apropriada e todas podem ser recompostas na Luz Branca do Centro. No exterior, essas Cores se misturam e formam o Cinza da Esfera de Chokmah, a qual é sempre o equilíbrio do Preto e do Branco; mas, Dentro, a Grande Estrela do Universo é focada sobre aquele Ponto Central que está em Todo Lugar, ainda que a circunferência da Rosa Infinita esteja em Lugar Algum. O Centro é o Kether de Todo o Esquema, pois Deus est Homo. Assim, Ó meu Filho, eu desenhei para ti a Grande Rosa de Vinte-e-Duas Pétalas, as Vinte-e-Duas Letras do Sagrado Alfabeto do qual todas as Palavras podem ser formadas, sagradas e profanas. Estas estão unidas de tal forma que os Sigilos dos Anjos podem ser daí desenhados, mas sobre isso eu não posso falar mais abertamente, pois é tua tarefa descobri-los e usá-los e a Influência da Rosa é aquele MEZLA, que é a Influência da Coroa e que descende como o Orvalho por sobre a Rosa, como se Unisse as Sephiroth da Árvore da Vida. Essa Árvore é formada como uma Ankh, que é apenas uma forma da Rosa e da Cruz, usada por nossa Irmandade do Antigo Egito como um Sinal do seu Caminho ou Ida; como tal ela é a Chave da ROTA, ou Tarô de Thoth. Quando, Ó meu Filho, por intermédio de tua Vontade Central, tu tiveres expandido tua Rosa de Cinco Pétalas de forma que ela compreenda essa Rosa Maior, onde as Pétalas são Vinte-e-Duas, tu poderás chegar a um entendimento mais avançado da Cruz que tem Quatro Braços, a soma da qual de Um a Quatro, sendo Dez, como são as Sagradas Sephiroth. A Grande Cruz, da qual a cruz de teu ser é um reflexo e uma contraparte exata, é também formada de Seis Quadrados, pois ela representa o Cubo Aberto. O Cubo é matéria, o Cubo Aberto exibe os vários Elementos com seu Centro Espiritual. Da mesma forma, seu IHVH aparece como Deus dos Elementos até que SHIN, o Espírito Santo, descendendo ao seu meio, abre-O como IHShVH, que é o Nome do Deus-Homem, o Redentor. Da mesma forma é o Homem, o Pentagrama dos Elementos Coroado com o Espírito, mostrado com a Vontade Não Conquistada em cada Braço da Cruz. Assim é ele o Mestre dos Quatro Mundos, através da cooperação com o Macrocósmico ou Divino Mundo, Simbolizado pelo Hexagrama, abaixo da Grande Rosa no Braço inferior da Cruz e que aparece envolvido pelo Sinal do Sol no meio. A extremidade de cada Braço da Cruz é Tripla e cada triplicidade é relacionada aos Três Princípios Alquímicos e suas combinações apropriadas. Assim, novamente, nós encontramos a sugestão de Doze Círculos, correspondendo ao Zodíaco ou Universo Estrela, enquanto que o Décimo Terceiro está oculto como um Ponto em seu meio, e dele é UNIDADE. Treze é Um mais Três, que é Quatro; Quatro é o Número da Manifestação na Matéria; na Matéria os Três Princípios (ou Gunas) são sempre operativos, isoladamente, como forças unidas em forma de Espírito.

Tu tens, Ó meu Filho, o conhecimento dos Rituais de Invocação e Banimento do Pentagrama, por onde tu podes controlar os Elementos e o Plano Astral; desta forma tu entendes como esses Pentagramas devem ser traçados com tua Baqueta e Vontade e como esta fórmula é simbolicamente mostrada no arranjo dos Símbolos dos Elementos que são mostrados em volta dos Pentagramas sobre os Braços da Poderosa Cruz. Tu sabes, também, como os Regentes Planetários, e mesmo como os Signos Zodiacais, devem ser Invocados ou Banidos por meio do Sagrado Hexagrama, o verdadeiro arranjo do qual também é mostrado neste Símbolo. Mas o que dizer das Folhas da Roseira Espinhosa que na Rosa Microcósmica eram uma e aqui são mostradas como Triplas em cada quadrante? E o que dizer das Letras e Símbolos que ali estão? Aqui, de fato, é dada a Fórmula por onde a L.V.X. pode ser traçada a partir da Cruz, e a Palavra-Chave encontrada e de onde a Palavra pode ser sutilmente extraída. Como poderias tu, sem esse conhecimento, dar os verdadeiros Sinais de teu Grau? Deixe-nos, portanto, analisar a Palavra-Chave como fez nossa Antiga Irmandade: Virgo, Ísis, Poderosa Mãe. Scorpion, Apophis, Destruidor. Sol, Osíris, Morto e Ressurrecto. Ísis, Apophis, Osíris. I.A.O. Faças agora os Sinais por onde a L.V.X., que é a Luz da Cruz, brilha, e tu terás o significado das Folhas da Rosa de tua Jóia Mística; folhas que estão Sempre Verdes como a própria Vida.

E agora, Ó meu Filho, ide e tomai parte da Eucaristia Mística, mesmo que tu tenhas sido ensinado por Aqueles que Sabem. Fortifica-te, pois tu tens ainda uma perigosa jornada a tua frente. Tu foste conduzido até a Luz; reflitas que ainda há outra Rosa e Cruz, a Rosa de Quarenta-e-Nove Pétalas – que é Sete vezes Sete – sobre a Cruz de Cinco Quadrados. Os Mistérios destes tu irás conhecer algum dia, mas não agora; pois estes partilham da natureza daquela Grande Escuridão de N.O.X., a Escuridão que é como a Luz que está Além da Visão; a Pura Escuridão do Entendimento, ou do Útero da Senhora Babalon, e da Cidade das Pirâmides que é a morada de NEMO. Que tua Mente possa estar aberta para o Altíssimo, Teu Coração um Centro de Luz, E teu Corpo o Templo da Rosa+Cruz. Vale Frater!